18 de abril de 2011

Como planejar a festa do seu filho com sucesso!

Olá mamães!

Todos os dias recebo e-mails e ligações de clientes com dúvidas diversas na organização das festas, por este motivo resolvi escrever este post para ajudar as mamães neste planejamento!
Aqui você encontrará dicas para organizar e não esquecer de nenhum detalhe importante!



A primeira dúvida que surge quando resolvemos fazer uma festa é: festa em casa, salão de festas ou buffet? Por isso, vamos começar esclarecendo os prós e contras de cada opção.

Festa em Buffet
Uma festa realizada em buffet tem a comodidade de você assinar o contrato, pagar e só voltar no dia da festa, como se você fosse mais uma convidada.

Nos buffets normalmente já estão inclusos: o espaço, os monitores, comida, bebida sem álcool, uma grande variedade de brinquedos, convites, serviços de recreação e decoração da mesa temática. Alguns também servem almoço ou jantar (uma massa simples com salada) e estacionamento. Você paga um preço salgado por este conjunto, pois buffet bom não é barato. Mas sua única preocupação será com as fotos e lembranças.



Porém, o que leva muitas pessoas a fugirem dos buffets, é a impessoalidade, pois as festas são todas iguais. O barulho também é algo que incomoda. Como hoje em dia estão em alta as festas personalizadas, muitas mamães acabam optando por fazer a festa do seu gosto, em um espaço em que ela possa tomar conta e organizar tudo de sua maneira.

Mas se você optar por fazer a sua festa em um Buffet, observe se o mesmo possui alguns itens necessários: ar condicionado, gerador próprio, segurança, a qualidade da comida, a conservação e limpeza do ambiente, banheiros e brinquedos, se o espaço é confortável e capacitado para acomodar todos os seus convidados. Evite locais com escadas, janelas baixas e brinquedos perigosos. Segurança de seu filho e dos convidados é um dos pontos principais. Não deixe de fazer uma degustação, e de preferência, tente coletar informações com amigos sobre a qualidade do atendimento. Muitos buffets são bons, mas pecam pela péssima qualidade de atendimento dos monitores com as crianças.

Festa em Casa
Se você pretende fazer uma festinha mais restrita para poucos convidados, com baixo custo, esta é a opção ideal.


 Você pode contratar um buffet a domicílio, alugar um brinquedo para distrair as crianças e fazer você mesma a decoração - o que sai muito mais em conta. Porém é necessário atentar se a casa possui estrutura para comportar os  convidados, bem como lembrar que, depois da festa, fica a sujeira. Portanto, pense bem antes de escolher esta opção, ou então já contrate uma empregada para limpar a casa no dia seguinte.



Festa em Salões de Festas
Como hoje em dia a maioria dos condomínios possui salões de festas, muitas pessoas aproveitam esta comodidade para fazer a festa no próprio condomínio.

Para quem optar por uma festa em salão, saiba de antemão que você terá mais trabalho. Pois ficará por sua conta organizar comes e bebes, doces, o entretenimento, a decoração... e mesmo que você contrate todos os serviços de profissionais, no dia da festa você terá que atender os fornecedores e observar se tudo está saindo como o planejado, sem contar que ainda ficará por sua conta os convites, lembrancinhas, fotos...



Porém, apesar do trabalho, este tipo de festa é muito comum, pois muitas mamães fazem questão de organizar cada detalhe da festa. Além disso, em um salão você pode apostar em fazer uma festa exclusiva para o seu filho, com os itens separados de cada fornecedor de sua preferência... pode escolher um buffet com comidas diferentes, docinhos personalizados, pode contratar ou montar uma decoração personalizada com um tema diferente... enfim, são várias opções.

Posso até citar um exemplo de uma cliente nossa, que adaptou o tema TREM para a festa do seu filho, e contratou a Super Cenário para aluguel da mesa e decoração com balões, e ela mesma fez questão de decorar a mesa e o painel usando sua criatividade, e no final a festa ficou linda e única, podem conferir o resultado abaixo.


Outras vantagens da festa em casa ou no salão: os horários são mais flexíveis do que os horários dos buffets que normalmente são fixos as 12 e 18 horas. O custo também, comparado ao de um buffet, é significativamente mais baixo. Nos buffets, o custo por pessoa excedente costuma ser bem alto, já uma festa em salão, o valor por pessoa vai aumentar apenas na alimentação excedente e acomodação, o que geralmente não eleva muito os gastos.


Mas mesmo a festa em salão, pode sair muito mais cara do que em buffet, pois a empolgação em organizar uma festa faz com que os pais resolvam fazer tudo de primeiríssima qualidade, contratando muitos fornecedores, enfim... o custo vai depender do quanto você está disposto a gastar.

Porém, organizar uma festa assim requer planejamento, por isso elaborei um passo-a-passo  com algumas dicas:

Dicas Úteis: Um Passo a Passo para planejar e organizar a festa do seu filho

O primeiro passo é decidir quanto pretende investir. Com esta informação em mãos, você definirá o perfil da festa e poderá decidir todos os detalhes.


Tema. Converse com o seu filho para saber qual tema ele quer – normalmente, crianças a partir de 3 anos já tem vontade própria e fazem questão de escolher o tema de suas festas.  Para bebês menores, a mamãe pode observar se o bebê gosta de algum personagem, ou então escolher algum de seu gosto.


Convidados. Em primeiro lugar, elabore a lista de convidados, sempre contando crianças e adultos. Se for contratar buffet a domicilio, observar a idade em que o buffet cobra por criança. Feita essa lista, todos os demais itens a serem contratados terão como base a quantidade e o perfil dos seus convidados. Por exemplo, é essencial saber a idade média das crianças para saber qual brinquedo recreativo alugar, qual a comida indicada, etc.


Alimentação.  A alimentação é um item essencial e que tem todo o poder de definir o sucesso ou insucesso da sua festa. Por isso, pesquise bem, faça uma degustação antes e se certifique que seja uma empresa organizada, limpa, se utiliza produtos de qualidade, se possui recomendação. Hoje em dia existem opções bacanas e com um excelente custo-benefício, que são as barraquinhas de hot-dog, hambúrguer, mini-pizza, pipoca, algodão doce... sem contar os tradicionais salgadinhos. Outra opção diferente e que está em alta são buffets de crepe, pizza, e até mesmo buffet vegetariano estão sendo bastante solicitados. Tudo vai depender do seu gosto e, principalmente, do quanto pretende gastar.


O bolo e os docinhos, em primeiro lugar devem ser gostosos, além de criativos e bonitos, pois são o destaque da festa. 






 Brigadeiros de colher também combinam perfeitamente com a ocasião. Doces personalizados são um charme e encantam a todos.







 Em festa infantil também não pode faltar uma mesa de guloseimas. Você pode comprar balas, pirulitos, chocolates, marshmellow, caramelos, enfim, quanto maior a variedade, mais bonita fica a decoração.

  
Uma opção que está literalmente invadindo as festas infantis são os Cupcakes e Mini-Cupcakes, que também podem ser personalizados com o tema da festa e fazem muito sucesso.



   As bebidas normalmente são tradicionais: água, suco, refrigerante. De acordo com o perfil dos seus convidados, pode incluir bebida alcoólica também.


Decoração. Você precisará pensar na mesa do bolo, mesas dos convidados e decoração do ambiente.

A mesa do bolo é a principal, bem como é a que se destaca nas fotos, por isso é essencial ter bastante cuidado na escolha. Você pode montar por conta e apenas contratar a decoração de balões, basta ter um pouco de talento criativo para decorar a mesa com os doces e o bolo, e no final você poderá se surpreender com o resultado. Ou então pode contratar o serviço de profissionais, compensa para quem não tem tempo para montar e quer algo mais prático e diferente. 




As mesas dos convidados podem ser decoradas com toalhas e cobre-manchas, e enfeitadas com centros de mesa que podem ser de EVA com formato dos personagens do tema, ou enfeites de balões simples, balões de gás hélio, balões metalizados, enfim, vai depender do tema escolhido, da sua criatividade e principalmente do quanto pretende gastar. 



Para o ambiente, a decoração com balões dá um ar infantil e bem colorido com custo baixo, vale a pena apostar. Muitas mamães optam por terceirizar todo o serviço de decoração para não ter esse trabalho no dia da festa, portanto se fizer o planejamento certo, é possível encaixar a decoração no seu orçamento sem ficar pesado.




Recreação e  brinquedos. Na minha opinião, é um item obrigatório. No mínimo, uma piscina de bolinhas e um escorregador para distrair as crianças e evitar que elas fiquem correndo pelo salão durante toda a festa. Se tiver crianças maiores, também compensa alugar um pula-pula, cama-elástica, ou então contratar uma recreação (mágico, palhaço ou personagem animado). 


Música: É um item essencial, que preenche o ambiente. Por isso, providencie um aparelho potente e um CD com músicas sortidas para tocar durante a festa. Para o repertório, se tiver poucas crianças, não necessariamente precisa de músicas infantis, mas um CD com músicas do tema da festa faz a diferença.



Convites e lembrancinhas: Existem opções infinitas... e para todos os bolsos. Os convites podem ter versão impressa para as crianças e on-line para os pais. Para as lembrancinhas opções legais são sacolinhas ou maletinhas surpresa com itens do tema da festa, baldinhos de praia, bolas, enfim, são muitas opções e vai depender muito da sua criatividade para elaborar algo bem bacana e que agrade as crianças.


Fotos: Se a sua festa for para poucas pessoas e sem muitos gastos, pode deixar as fotos por conta de alguém da família. Porém, se você montou uma festa bacana, com uma decoração bem bonita, vale a pena contratar um profissional para registrar, pois ele saberá captar cada momento com perfeição. As fotos são uma lembrança para sempre, portanto vale o investimento.


Enfim, estando todos os itens acima definidos, é só esperar o dia da festa, colocar tudo em prática e curtir a felicidade do seu filho ao ver a festa linda que foi preparada especialmente para ele (a)!. 

Espero ter ajudado vocês de alguma maneira! Se surgir alguma dúvida em que eu puder ajudar, podem enviar comentários!


Um enorme beijo e até breve!

Natalia Cardoso
www.supercenario.com


Fotos: Google Imagens e Super Cenário Decorações

7 comentários:

  1. Natália, adorei o blog e estarei acompanhando sempre! Adorei as dicas e estão sendo super úteis.
    Parabéns e aguardo mais novidades rsrs.
    beijos,
    Gláucia

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, muito util, mas discordo que buffet seja a opçao mais cara, muitas vezes qdo nos mamaes organizamos td, acabamos inventando demais, e temos q pagar por todos os itens e serviços separados, qdo eu fiz a comparaçao deu uma diferença de 40% no valor total da festa, mas claro que depende muito da empolgação da mae...parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alice!!!
    Realmente, se a mamãe se empolgar muito, a festa pode ficar muito mais cara do que nos melhores buffets rs..., na postagem, me referi a uma festa no mesmo padrão de um buffet, porém feita em salão.
    Eu já fiz várias festas e sou prova disso, bem como todas as minhas clientes também, que sempre fazem em salão justamente para economizar e vale a pena.
    Mas como vc mesma disse, só não pode se empolgar demais neh! rs.
    Obrigada pelo comentário e espero você aqui sempre!
    Abraços,
    Natalia Cardoso

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia, A Alice Reda ai em cima sou eu , a Camila mamae da Alice da festa do dia 15/05 q vc vai decorar, uso o outro perfil pra compras e vendas rsrsrs.
    Eu visitei alguns buffets, sitios e apenas um salao e qdo fiz as contas iniciais no salao sairia bem mais em conta mesmo, mas me empolguei e fui colcoando muitas coisinhas q nao teria no buffet e agora meus gastos dobraram o q gastaria num buffet, mas tb porque paguei bem caro no aluguel do salao, mas qdo é feito em salao de predio, ou de clube e com as coisas bascias sai mais barato mesmo...pode deixar q estarei sempre aqui!!!

    ResponderExcluir
  5. Natália amei o blog....E realmente quando inventamos de fazer temas diferenciados pode sair mais caro, porém será sempre único...Vou acompanhar sempre este blog..Parabéns!!!
    Aliás sou a mãe do tema do Pocoyo *-*

    ResponderExcluir
  6. e um sonho que nao pude tornalo realizado

    ResponderExcluir
  7. Ola obrigado pelas dicas!
    Estou mto ansiosa pois e a primeira festinha deles ,tenho um q vai fazer 2 eo outro 3..n vejo a hr de ver eles. felizes brincano e comendo.Vou fazer o tema do patati patata, pois acho um tema colorido e alegre pois eles gostam mto

    ResponderExcluir